NOSSA TRAJETÓRIA

Fundada em 2018, a Biofix é especializada em soluções baseadas na natureza para gestão de emissões de carbono. Como facilitadores na Colômbia e no Brasil trabalhamos com empresas de todos os portes para ajudá-las a atingir seus objetivos de redução de emissões.

Até 2022, desenvolvemos projetos de conservação em grande escala sob a metodologia REDD+ (Redução de Emissões Geradas por Desmatamento e Degradação Florestal). Esses projetos, em parceria com comunidades afro e indígenas, são reconhecidos na América Latina por mitigar as mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida das comunidades.

A estruturação dos projetos de REDD+ é centrada nos planos de vida das comunidades, respeitando sua autonomia na governança territorial. Por meio desses projetos, monitoramos as florestas e protegemos espécies ameaçadas de fauna e flora.

Atualmente temos projetos REDD+ na Colômbia e no Brasil.

Na Colômbia, já trabalhamos em parceria com 25 comunidades étnicas, compostas por 9 conselhos comunitários e 16 territórios indígenas, em departamentos como Vichada, Guainía, Guaviare, Chocó, Cauca e Valle del Cauca. Com estas comunidades, preservamos mais de 1.300.000 hectares de florestas tropicais do país e contribuímos para a captura de mais de 26 milhões de toneladas de CO2.

No Brasil, há quase 3 anos, já desenvolvemos dois grandes projetos. O Ilha do Bananal+ no Tocantins e o Projeto Ka’a Pyahu no Maranhão. Estes projetos protegem 1.882.672 hectares de territórios indígenas e suas florestas, as 20.000 pessoas que vivem neles, com potencial de redução de 1.100.000 de toneladas de CO2 por ano.

NORMAS E CERTIFICAÇÕES