Este reconhecimento visa tornar visíveis as práticas de excelência que contribuem para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das metas que lhes estão associadas.
Bogotá, 6 de outubro de 2023. No âmbito do 13º Congresso do Pacto Global – Colômbia Vermelha em aliança com a Câmara de Comércio de Bogotá, o prêmio de reconhecimento foi entregue à BIOFIX BIC por Boas Práticas de Desenvolvimento Sustentável por meio do desenvolvimento do Projeto YAAWI IIPANA REDD+, destacando-se como uma prática inovadora e exemplar baseada nos princípios do Pacto Global, pois não apenas promove a proteção ambiental, mas também incentiva a participação das comunidades locais na tomada de decisões no desenvolvimento de projetos de REDD+.
O projeto YAAWI IIPANA REDD+ visa evitar a emissão de 29.642.371 tCO2e na atmosfera por meio da conservação de 671.145 hectares de floresta no território da reserva indígena Morichal Viejo, Santa Rosa, Cerro Cocuy, Santa Cruz, Caño Danta e outros localizados no El Retorno Guaviare, mitigando as ameaças representadas pelos principais agentes e impulsionadores do desmatamento.
Ao ser nomeada para receber este reconhecimento, a Biofix Bic, (parceira promotora destas comunidades), destacou que o projecto cumpre a meta 13 do objectivo de Acção Climática dos ODS, uma vez que o seu objectivo é aumentar e conservar os sumidouros de carbono, para que possam prevenir. Concentrações de CO2 sejam emitidas para a atmosfera.
Da mesma forma, através do desenvolvimento deste projeto e da geração e comercialização de créditos de carbono, o financiamento climático é fornecido às comunidades proponentes, permitindo-lhes executar iniciativas de gestão florestal sustentável, produção comunitária, diversificação de rendimentos, negócios verdes, restauração participativa e outras que gerem um benefício social e ambiental no território.
Este projeto representa um marco no desenvolvimento de projetos de REDD+, uma vez que é implementado sob elevados padrões de responsabilidade e ética, entre outros, particularmente salvaguardas, estabelecendo assim um precedente importante para futuros projetos semelhantes. Além disso, o apoio da Biofix fortaleceu tecnicamente a reserva, gerando maior consciência sobre a importância de ter uma equipa profissional que ajude a gerir o território de forma sustentável. Como resultado, foi alcançada uma gestão eficiente dos recursos, o que levou a subsídios para o ensino superior para os membros da comunidade, melhorias nas infra-estruturas, desenvolvimento de sistemas produtivos e fortalecimento da governação e da cultura.
Este projeto apresenta uma abordagem abrangente e alinhada com os atuais desafios globais, sendo um exemplo inspirador de como a conservação florestal pode gerar benefícios ambientais, sociais e económicos a longo prazo, melhorando a qualidade de vida das comunidades envolvidas, o que o tornou vencedor deste reconhecimento internacional. .