Kaliawiri REDD+ é selecionado entre os 500 melhores projetos de conservação da América Latina
KALIAWIRI REDD+ é um projeto desenvolvido pela BIOFIX em associação com 7 Reservas Indígenas dos povos Sikuani e Piapoco que busca proteger 358 mil hectares de floresta em uma zona de transição Orinoco – Amazonas, Colômbia, que dadas suas condições físicas e climatológicas a tornam chave para o clima regulação, captura de emissões de CO2 e conservação da biodiversidade biológica.
Através de sua autonomia territorial, as Reservas Indígenas: Cali Barranquilla, Concordia, Flores Sombrero, Chocón, Río Siare Barranco Lindo, Saracure Río Cada e Guaco Alto e Bajo, buscam realizar processos de conservação enquadrados em critérios de sustentabilidade que devem ter a ver com a proteção de áreas florestais naturais, resgate e proteção de sua identidade cultural e promoção de práticas produtivas que promovam a proteção da biodiversidade e da riqueza ambiental de seu território.
Depois de aplicar mais de 2.500 projetos no continente americano, o KALIAWIRI REDD+ ficou em 394º lugar entre os 500 melhores e em 23º lugar na categoria Florestas e Flora. Este é o terceiro projeto de conservação que está entre os melhores da América Latina, sob a estruturação da BIOFIX, empresa especialista no desenvolvimento de soluções baseadas na natureza que hoje lidera o desenvolvimento de 9 projetos na Colômbia em associação com comunidades afro e indígenas. e aliados territoriais.