Somos especialistas em estruturação e desenvolvimento de projetos de conservação sob o mecanismo REDD+ (Redução das emissões do desmatamento e da degradação de florestas). Atualmente, trabalhamos com mais de 25 comunidades étnicas, com as quais coordenamos 9 projetos de conservação em departamentos como Vichada, Guainía, Guaviare, Chocó, Cauca e Valle del Cauca, na Colombia. Nossa parceria já começa a se expandir no Brasil, com inicio de projeto nos estados do Tocantins e Mato Grosso.
DESENVOLVEMOS PROJETOS DE CONSERVAÇÃO
O que é um projeto REDD+?
É um mecanismo que nasce no seio da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (CQNUAC), cujo objetivo geral é contribuir para a Redução das emissões de dióxido de carbono provenientes de Desmatamento e Degradação de Florestas. Este mecanismo procura contribuir para:
- Mitigar os efeitos da mudança climática.
- Manter e melhorar os Serviços Ambientais associados às florestas.
- Promover a gestão sustentável das florestas.
- Conservar e promover o uso sustentável da biodiversidade.
- Melhorar a qualidade de vida das comunidades.
- Promover a equidade de gênero.
Como fazemos?
- Viabilidade: fazemos uma análise de viabilidade do território.
- Aproximação: fornecemos a informação relevante relacionada com os Projetos REDD+ benefícios e fases, mecanismos de distribuição de lucros e distribuição de funções diretamente com os proprietários do território.
- Assinatura dos acordos: estabelece os compromissos a seguir e é salientada nas instâncias necessárias.
- Formulação: são definidos os passos e métodos no Documento de Concepção do Projeto (PDD).
- Validação: se leva a cabo um processo de auditoria e aprovação da metodologia do projeto descrito no PDD.
- Verificação: se verifica e aprova a metodologia do projeto descrito no PDD.
- Certificação: o projeto é certificado e registrado sob o cumprimento dos requisitos dos diferentes padrões (VCS, CCB, entre outros).
- Registro: o projeto é certificado e registrado sob o cumprimento dos requisitos dos diferentes padrões (VCS, CCB, etc.).
- Comercialização: se realiza a venda de certificados de redução de emissões no âmbito do imposto sobre o carbono, ou os clientes que desejam realizar compensação voluntária.
- Implementação: se coloca em prática todas as ações estabelecidas pelas comunidades em forma de projetos que beneficiem as famílias e a conservação da floresta.