No evento, a Biofix BIC participou de diversos espaços, onde os participantes falaram sobre os desafios, oportunidades e benefícios dos mercados de carbono, especialmente projetos de REDD+.
Bogotá, 4 de outubro de 2023. No âmbito da 5ª Cúpula do Clima da Colômbia e da América Latina, realizada em Cali, líderes comunitários de projetos realizados pela Biofix no país conversaram com os participantes do evento sobre os desafios, obstáculos e benefícios que o projetos que REDD+ geraram em suas comunidades, assim como acrescentaram sua voz ao assinar a declaração emitida à opinião pública para fortalecer seus projetos, sua governança e continuar a perceber os benefícios econômicos e ambientais que obtiveram nos últimos anos.
A Cimeira, organizada pela Asocarbono, deixou diversas mensagens, entre as quais: ficou evidente o elevado fosso entre a desflorestação actual e os objectivos nacionais, o que torna essencial a implementação de estratégias de mitigação numa aliança público-privada e comunitária; Foi destacada a importância de continuar a fornecer ferramentas às comunidades locais (indígenas e afrodescendentes) para iniciar uma conversa fluida em relação aos projetos de REDD+ e fortalecer as capacidades na gestão de recursos para que continuem a ser alocados para o desenvolvimento dos territórios , entre outros. Outros temas.
Ao final do evento, as comunidades apelaram ao Governo Nacional através de uma declaração assinada (apoiada por um dos líderes comunitários do projeto REDD+ Yaawi IIpana, localizado no departamento de Guaviare), para que, junto com eles, tomem decisões relacionadas a projetos REDD+; que o valor do imposto sobre carbono seja percebido diretamente por eles e assim continuem protegendo as florestas e seus ecossistemas; que sejam gerados mecanismos de educação e apoio no desenvolvimento de projetos, leis e regulamentos claros que promovam a independência e a proteção das comunidades e da biodiversidade; que os mercados de carbono sejam fortalecidos para continuar protegendo seus territórios e que medidas que impactem as comunidades não sejam tomadas sem a sua participação, entre outras. Da mesma forma, a convocatória geral focou em levar em conta a experiência que as comunidades e os desenvolvedores viveram ao longo deste tempo no desenvolvimento destes projetos de REDD.
A BIOFIX continuará a trabalhar arduamente para fortalecer os seus projetos, para continuar a contribuir de forma abrangente para o combate à crise climática, ao mesmo tempo que proporciona benefícios socioeconómicos às comunidades relacionadas com os seus projetos.