0
Hectares de floresta protegidos
0
Hectares de zonas húmidas protegidas
0
Beneficiários

A Ilha do Bananal é classificada como a maior ilha fluvial do mundo, onde existe uma grande riqueza e diversidade de flora e fauna. Está localizada em uma zona de transição entre a floresta tropical úmida da bacia amazônica e as savanas lenhosas com mata de galeria.

Este projeto visa proteger mais de 2 milhões de hectares de território formado por selva e áreas alagadas, beneficiando mais de 4 mil pessoas das 42 aldeias de Javaé, Karajá e Ãwa, presentes em 2 terras indígenas na região de transição entre El Cerrado e o Amazônia brasileira.

Este território é reconhecido em Ramsar desde 2002 como um importante sumidouro de carbono, devido aos seus mais de 500 mil hectares de lagoas sazonais, pântanos e numerosas ilhas. Mundialmente, é classificada como a maior ilha fluvial do mundo, onde está presente uma grande riqueza e diversidade de flora e fauna.

Este território formado por selvas e áreas alagadas é um ecossistema rápido e eficaz na captura de CO2, destacando-se como o maior projeto Carbono Azul desenvolvido pela BIOFIX Consulting em associação com comunidades indígenas no Brasil.

Localização

Estado do Tocantins. Municípios: Lagoa da Confusão, Pium e Formoso do Araguaia

Ano de início

2019

certificador

CERCARBONO

Estado

Validação e verificação

Bioma

Transição entre Biomas Amazônico e Cerrado

Hectares elegíveis

Área florestal 262.020
Área úmida 433.411

Redução líquida de emissões

884.046 TCO2e / año

Ano de Validação

2023

Verificador

AENOR

Validador

AENOR

Proponentes

  • INY MAHADU COORDENAÇÃO
  • CONJABA   (Conselho das Organizações Indígenas do Povo Javaé da Ilha do Bananal)
  • ICAPIB (Instituto dos Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal)
  • APAWA (Associação do Povo Ãwa)