Através do desenvolvimento de projetos de mitigação, emitimos crédito de carbono para que empresas e pessoas compensem suas emissões de CO2 para a atmosfera, seja através de uma compensação voluntária ou o imposto.
COMERCIALIZARMOS CRÉDITOS DE CARBONO
O que é a compensação voluntária?
Qualquer empresa ou pessoa pode compensar para a atmosfera toneladas de carbono emitidas por suas atividades diárias. Isto pode ser conseguido com a aquisição de títulos/créditos de carbono que são emitidos a partir da conservação de florestas e de projetos como os que BIOFIX desenvolve sob a metodologia REDD+.
Ao adquirir estes créditos de carbono, as empresas ou pessoas que realizam a compensação, não só estão sendo responsáveis com o planeta, mas trazem desenvolvimento social e ambiental para comunidades etnicamente diferenciadas que cumprem o papel de protetores florestais.
O que é a compensação por imposto?
Com o decreto-lei 926, emitido no ano de 2017 na Colômbia, e legislações similares em alguns outros países pelo mundo, os sujeitos passivos dentro do imposto ao carbono têm a possibilidade de recorrer à figura da não-vinculação de causalidade através da compra de certificados de redução de emissões. O usuário ou consumidor final pode pesquisar as reduções ou remoções de emissões de GASES de efeito estufa através de projetos de conservação dentro ou fora de sua organização.
Projetos como os desenvolvidos sob o mecanismo de REDD+ são ideais para a geração de certificados de compensação, e as empresas, através da compra destes, contribuem para o desenvolvimento social e ambiental de comunidades etnicamente diferenciadas que cumprem o papel de protetores florestais.